Páginas

10 de fevereiro de 2011

Mercearia VIII - Ao longo da Penha (3)

Insistindo no serpentear da colina da Penha de França, deparei-me com mais um espaço que não dava para ignorar. Todos as pistas gritavam bem alto "Sou o teu tipo de mercearia". A carrinha antiga, de cor bege, com vários produtos, o porta-bagagens com cordas verdes e vermelhas a tombar do interior, vários caixotes vazios empilhados a um canto e um senhor, de ar simpático e bem disposto, com as mãos cruzadas sobre a barriga numa performance de convite irrecusável.

Bem mandado, lá fui eu e acabei por passar bastante tempo à conversa. Esta mercearia, porventura uma das mais pequenas onde já entrei, encontra-se numa esquina a meio de uma rua que, embora íngreme, apresenta uma grande movimentação de pessoas e veículos. Enquanto lá estive cruzei-me com diversos clientes, de diversas faixas etárias e até pais e mães com filhos pequenos. Creio que desde o início destas caminhadas foi a primeira vez que vi pessoas com menos de 15 anos nestes espaços.

Embora o movimento já não seja o de antigamente, fui informado de uma iniciativa da Junta de Freguesia da Penha de França, para promover o comércio local e apoiar as famílias carenciadas, neste último Natal, que me pareceu um indicador positivo no combate ao esquecimento desta zona.

Aqui há vida!

Rua Mestre António Martins 7




4 comentários:

  1. mais um belo retrato pah!!

    ResponderEliminar
  2. Quando descobri este blog, no Lisboa SOS, não queria acreditar. ADOREI este blog. Exactamente agura que cri-ei uma rubrica no meu singelo blog sobre o comércio tradicional. Seguirei este blog. Claro...

    ResponderEliminar
  3. Ao cimo da Rua Cláudio Nunes, lado direito de quem sobe para o Cemitério de Benfica existe uma "Mercearia" "Taberna", que já lá estava em 1963....e que não mudou NADA. Mais dia menos dia vai desaparecer....

    Continue com o bom trabalho !

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado! Assim que conseguir irei visitá-la.

    ResponderEliminar