Páginas

21 de fevereiro de 2011

Mercearia XI - Vida no "planalto" de Alvalade (3)

Contornando a esquina, e entrando na Avenida da Igreja, encontrei um novo local de interesse. Embora o interior desta mercearia, também com cerca de 50 anos, tenha sido completamente renovado, a verdade é que continua a ter algo de diferente.

Ao fim de 3 mercearias visitadas em Alvalade, importa salientar a importância desta zona permanecer verdadeiramente activa. Ao contrário de outras zonas de Lisboa, aqui, quem se sentar nos bancos, por exemplo, na Avenida da Igreja, pode ver miúdos e graúdos a sair de suas casas, a fazer uma primeira paragem na casa de frangos, uma segunda na mercearia, e uma terceira na farmácia, antes de desaparecem do alcance ou de entrarem em transportes públicos (que por aqui também não faltam). Pode parecer um pequeno pormenor, mas faz toda a diferença e mantém viva e bonita esta zona de Lisboa. Tudo funciona numa harmonia perfeita para a qual o próprio Mcdonald's dá o seu contributo, com uma movimentação que injecta vida e calor humano nos negócios contíguos.

E é neste ambiente, de algo que foi grandioso, que soube reinventar-se, e continua a sê-lo, que surge esta mercearia. Típica na sua modernidade reinventada, numa zona que se recusa a envelhecer.

Avenida da Igreja 8A




Sem comentários:

Enviar um comentário