Páginas

15 de fevereiro de 2011

Mercearia IX - Vida no "planalto" de Alvalade (1)

Se é verdade que Lisboa é a cidade das colinas, não é menos verdade que também existem vários bairros desta cidade onde podemos deixar um saco de laranjas cair ao chão sem que estas percorram quilómetros em direcção ao rio. Um destes locais, maus para laranjas com síndrome viajante/navegador, é Alvalade.

Esta zona, para além de ser bastante bonita e gozar de uma aparente limpeza pouco vista noutros locais, tem também uma vida muito activa e característica. As ruas estão cheias de pessoas que inundam as lojas que inundam, novamente, as ruas. Existem inúmeros negócios, muitos até mais renovados do que esperava, para todos os gostos e feitios. Desde casas de chá, a restaurantes (tradicionais, nipónicos, nepaleses…), mercearias, casas de restauro de móveis... colocando de lado qualquer vontade de ir até a um centro comercial por falta de oferta do comércio local. E por enquanto estou só a falar da Avenida da Igreja e de duas das suas paralelas.

Foi envolto neste ambiente, totalmente anti-crise, que encontrei uma das maiores mercearias onde já entrei. Para além de ocupar dois números, prolongava-se numa imensidão de metros quadrados, rematados com diversos pilaretes. Os donos, de grande simpatia, estiveram sempre a atender clientes, novos e habituais, que por ali se foram abastecendo. Embora este fluxo não me tenha permitido falar tanto com os donos, a verdade é que me deu algum conforto sentir que estava num sítio que amanhã, depois de amanhã ou daqui a mais 52 anos ainda por cá estará.

Rua Luís Augusto Palmeirim 1B/C






2 comentários:

  1. Gostava de ver uma foto geral da mercearia, mas não se pode ter tudo. ADOREI a fotografia das vassouras penduradas, o contraste de cores está brutal...

    ResponderEliminar
  2. Tirei algumas mais gerais mas acabaram por não me satisfazer tanto como estas.
    As vassouras realmente destacavam-se muito naquele espaço.

    ResponderEliminar