Páginas

26 de janeiro de 2011

Mercearia IV - Passeio pelo Bairro Lopes (1)

Perto do cemitério do Alto de São João, e delimitado em grande parte pela Avenida Afonso III, esconde-se um bairro típico cuja construção data de 1930. As ruas geométricas e os prédios semelhantes (mas sempre com pequenas diferenças) do Bairro Lopes denunciam o seu carácter originalmente operário e pejado de pequenos negócios e estabelecimentos cuja entrada obrigava à descida um ou outro degrau. Embora este bairro se adivinhasse como um local privilegiado para o meu motivo fotográfico, a verdade é que, embora alguns dos negócios permaneçam fiéis à sua origem, e com a simpatia inequívoca dos seus donos (como o Sr. Viriato - na foto em baixo) a maioria está já fechada reflectindo um abandono desta área por parte de muitos dos seus moradores.

Rua Sousa Viterbo 35




5 comentários:

  1. Até agora este é, para mim, o melhor conjunto de fotos deste blog. Esta opinião não provém apenas da componente emocional e geográfica do conjunto.
    Provém da própria qualidade fotográfica e da estrutura de conjunto.
    Tens uma foto que mostra a dimensão humana e envelhecida do tema por que te interessaste (uma boa foto!); e depois três fotos de um interior de mercearia, inequívocos, embora uma delas seja de pormenor.
    Claro que a mercearia ajuda, o ambiente que ainda manterá. Mas tens de estar de parabéns por teres conseguido escolher tão bem um conjunto de fotos coerente, bem tiradas, que fazem um retrato completo (ou reportagem completa) do que é (ainda) uma mercearia.

    Subiste a fasquia... Fico ansiosamente à espera do próximo post...

    ResponderEliminar
  2. Olá e bem-vindo à blogosfera, sobretudo à blogosfera Lisboeta.
    Desejos de um bom trabalho e sobretudo que te divirtas nas tuas andanças por Lisboa.
    Vou acompanhando.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelas boas-vindas e parabéns pelo teu excelente trabalho. Sou fã!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. O teu trabalho está a melhorar bastante... boa reportagem.

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado! Está a ser um desafio que me está a dar um grande prazer.

    ResponderEliminar